Como parar de ter medo

Como parar de ter medo, saiba como gerir o Medo, como evitá-lo e como livrar-se dessa sensação horrorosa, estamos aqui para te dar algumas dicas nessas horas de pânico.
Antes de mais nada gostaria de dizer que já passei por isso, quando conheci a Clinica Psiquê e fui atendida pela Psicologa Bruna Picorelli, aqui no Rio de Janeiro, um lugar que te da muita paz e segurança e a profissional é expert o assunto.
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Gerenciando o medo na hora

  1. Como parar de ter medo

    1- Avalie a situação. Se você tem medo de algo como a possibilidade daquela verruga no seu braço vir a ser cancerosa ou de um ladrão entrar em sua casa, avalie a situação para saber se é simplesmente ansiedade ou se há algo com que se preocupar.

    • Se o houver motivo real, faça algo a respeito (marque uma consulta para o médico olhar a verruga da toupeira, ou chame a polícia se alguém realmente estiver invadindo a casa).
    • Se você tem dificuldade em decidir o que é real e o que não é porque está com muito medo, converse com alguém: um familiar, um amigo de confiança, um vizinho ou até mesmo um disque-ajuda.
  2. Como parar de ter medo

    2- Respire. Quando se está com medo e sem pensar direito, tendemos a hiperventilar, o que aumenta esses medos. Respirar profundamente relaxa o corpo. Comece com ombros e, enquanto respira, vá relaxando cada músculo de cima para baixo até chegar aos pés.

    • A respiração não só nos acalma e nos ajuda a oxigenar o suficiente; concentrar-se na respiração e relaxar o corpo faz com que você não se concentre no que o assusta.
    • O ato de ter medo significa que o hipotálamo (que controla a reação de fuga ou luta) ativou o sistema nervoso simpático e te deixou tenso. Tem também o sistema adrenocortical despejando um monte de hormônios no sistema; é por isso que temos com medo de ir a uma festa e conhecer um monte de gente nova: nosso hipotálamo interpreta isso como uma luta ou situação de voo.
    • Por isso, respirar faz você acalmar o hipotálamo.
  3. Como parar de ter medo

    3- Anote do que você tem medo. No momento em que você estiver ocupado tendo medo, pegue caneta e papel e anote tudo de que você está com medo. Esse exercício ajuda a trazer seus medos para fora do inconsciente. Ao reconhecê-los, torna mais fácil deixá-los ir.

    • Muitas das coisas aparentemente assustadoras vêm de um medo primário da morte (a verruga potencialmente cancerígena) ou de um medo de que ninguém gostará de você (ir à festa e conhecer novas pessoas).
    • Reconhecer esses medos não os fará desaparecer por mágica, mas o ajudará a articulá-los melhor, como parar de ter medo.
  4. Como parar de ter medo

    4- Conte para alguém. Se você está vivenciando um momento assustador, ligue para alguém e conte. Certifique-se de que é um amigo ou membro da família. Você pode até ligar um disque-ajuda para pessoas ansiosas.

    • Falar com alguém ajuda por simplesmente fazer uma conexão com outra pessoa, mas um amigo também pode ajudar a diminuir seus medos.
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Como parar de ter medo ao longo prazo

  1. Como parar de ter medo

    1- Entenda o que é medo. Medo é um comportamento aprendido. Nenhum corpo começa do nada a ficar com medo das coisas. Somos condicionados pela experiência e dominados pela amídala. A ansiedade (que está ligada ao medo e desencadeia reações de medo) faz com que o sistema nervoso entre em ação, o que desencadeia a reação de medo.

    • Algumas rotas no cérebro são criadas por eventos que nos provocam medo. Seguir essas rotas significa ficar preso em certos padrões de pensamento e comportamento.
    • O que significa, claro, que o medo pode ser desaprendido. Você tem que recondicionar o cérebro a evitar desencadear certas coisas ou a reagir de forma diferente às coisas que o assustam.
  2. Como parar de ter medo

    2- Mude sua maneira de pensar. Ficar com medo tem a ver com as rotas usadas e criadas no cérebro. Para parar de ter medo, basicamente reprograme o cérebro. Não é tão difícil quanto parece, graças à neuroplasticidade.

    • A neuroplasticidade envolve o processamento de memórias e a maneira como aprendemos. Praticando a “dessensibilização”, uma pessoa pode mudar as rotas no cérebro que reagem com medo às coisas que assustam. A “dessensibilização” é basicamente ser exposto àquilo que assusta uma pessoa em ambientes graduais e controlados.
    • Esquematize sua reação emocional a estímulos físicos e ambientes que te põem medo. Por exemplo: se aranhas o assustam, o estímulo físico é a aparência da aranha. A partir daí, a reação emocional é o medo, ficar com medo, e isso pode se intensificar até chegar a níveis pânico, dependendo da sua reação. Traçar esse processo ajuda a desenvolver uma reação de desapego, em vez de uma reação emocional ao aparecimento da aranha.
  3. Como parar de ter medo

    3- Cultive uma reação desapegada às coisas assustadoras. Uma reação desapegada significa reagir às coisas que te assustam a partir da perspectiva de um observador, em vez da reação emocional. É algo que deve ser praticado e que ajuda a mapear padrões de pensamento para que se possa entender como coisas assustadoras o fazem reagir emocionalmente.

    • Reconheça que você está sendo confrontado com algo que você considera assustador, e que você pode tanto ter uma reação emocional (que, por sua vez, causa ainda mais medo e ansiedade) como ter uma reação desapegada.
    • Treine mantras. Escolha alguns mantras e anote-as para tê-las com você a qualquer momento. Repita-as para si mesmo quando começar a ter uma reação emocional; assim, você causará um curto-circuito na reação. Por exemplo: “isso não é tão ruim quanto eu acho” ou “Como não posso controlar o resultado, então vou deixar e confiar que tudo ficará bem.”
    • Faça algo fisicamente reconfortante. Se puder, beba uma xícara de chá e concentre todo seu ser na xícara de chá – o calor, o vapor saindo do copo, o cheiro. Concentrar-se em algo fisicamente reconfortante é uma forma de abrir a consciência, e significa que você está vivendo o momento, o que é uma antítese do medo.
  4. Como parar de ter medo

    4- Não evite as coisas que o assustam. Evitar as coisas que o assustam aumenta o medo da própria coisa e também evita que seu corpo se acostume com ela.

    • Comece devagar quando estiver lidando com as coisas que te assustam. Por exemplo: se você tem medo de aranhas, comece com as pequenas dentro de casa e desenvolva até chegar às aranhas maiores.
    • Se você tem medo de altura, faça caminhadas em lugares altos que ofereçam equipamentos de segurança, em vez de tentar de uma vez pular de paraquedas.
    • Lembre-se: quanto mais você evitar algo, mais ele vai assustá-lo e mais o próprio medo o paralisará. Não temos como deixar de termos medo; como seres humanos, é parte da nossa constituição fisiológica. Porém, podemos trabalhar a forma como reagimos às coisas que nos importa. Nada é tão assustador quanto imaginamos que seja.
  5. Como parar de ter medo

    5- Procure ajuda profissional. Como parar de ter medo? Às vezes não dá para parar de ter medo sozinho. Isso geralmente é uma forma de transtorno do pânico, transtorno de ansiedade, estresse pós-traumático ou TOC. Procurar ajuda profissional é uma boa maneira de trabalhar em como lidar com a ansiedade e os medos.

    • Medicamentos também ajudam, mas certifique-se de tomá-los como parte de um tratamento completo que o ajude a superar seus medos. Você precisa buscar aconselhamento como parte do tratamento, de forma a treinar seu cérebro.

    Dicas de como parar de ter medo

  • Acalme-se. Pense num lugar feliz e diga para si mesmo “Eu não tenho medo”. só assim voce terá reultados de como parar de ter medo.
  • Mantenha algo que lhe dê conforto perto de você quando for dormir.
  • Desenhar ajuda algumas pessoas a se recompor após um ataque de medo. Pode ser com uma caneta, um tablet ou até mesmo uma colagem. Talvez até mesmo escrever algo como um poema ou conto (um tema leve, não assustador). Fazer algo criativo afasta sentimentos assustadores.
  • As coisas nem sempre são tão ruins quanto parecem. Sua mente pode te enganar e fazer pensar que as coisas são muito piores do que realmente são. Seja corajoso e acredite que tudo dará certo.
  • Tenha um telefone à mão. Ele lhe dará a segurança de que você pode ligar para alguém quando estiver com muito medo.
  • Se possível, procure por evidências que o ajudem a desbancar seus medos.
  • Se você gosta de filmes de terror, mas não consegue lidar com eles à noite, assista-os no início da manhã e, em seguida, faça coisas divertidas durante todo o dia. No momento em que você já tiver feito biscoitos, escrito uma música, ido a um jogo de futebol e plantado no jardim, você não estará mais pensando em “Guerra dos Mundos”.

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  • Evite filmes de terror, principalmente antes de ir para a cama. Isso ajuda a evitar pesadelos.
  • Vá para cama mais cedo, pois dormir o suficiente evita que a ansiedade aumente e te ajudará como parar de ter medo a noite.

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fonte:http://pt.wikihow.com/Parar-de-Ter-Medo

 

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